CMEI PROFESSORA ALZIRA DE OLIVEIRA ALVES
Dirigente: Janaina da
Silva Ramos Borba
Coordenadoras pedagógicas: Elzilane
Vieira de Almeida (Matutino) e Fernanda Aparecida de Almeida Cabral Barbosa
(Vespertino)
Apoio pedagógico CRE Maria Thomé: Renilde Aquino
ESTUDO EM GRUPO
1º SEMESTRE
COMO TUDO COMEÇOU…
Fazendo
uso de Avaliação Institucional do ano de 2017, observamos os itens apontados em
amarelo e refletimos sobre a necessidade de ampliarmos em relação aos “conhecimentos científicos” com o
objetivo que os mesmos sejam utilizados na ampliação e complexificação dos
conhecimentos das crianças, dialogamos com o grupo pedagógico da instituição
sobre os resultados obtidos no ano anterior e percepção da gestão sobre tais
aspectos.
A priori algumas
professoras e auxiliares apresentaram opiniões distintas a respeito da
temática, visto que, algumas acreditavam que já trabalham com tais
conhecimentos, enquanto outras perceberam que teriam que aprofundá-los e
despertaram interesse em estudar sobre o assunto. Dialogamos sobre as
possibilidades de aprendizagens e assim após aprovação de todo grupo definimos
nosso tema para o Plano de formação 2018; “Como
trabalhar conhecimentos científicos na Educação infantil?”
Partimos
da sondagem do que o grupo sabia e o que pretendiam aprender sobre
conhecimentos científicos na Educação Infantil, para isso fizemos uso do
questionário abaixo que foi respondido individualmente. (ANEXO I)
oiânia, 07 de fevereiro
de 2018.
Plano de formação –
Conhecimento científico na Educação Infantil
O que
sabemos?
________________________________________________________________________
O que
queremos aprender?
________________________________________________________________________
Professora:
___________________________________________
Problematização
ESTUDO EM GRUPO
Como trabalhar conhecimentos científicos na Educação Infantil de forma lúdica e prazerosa, objetivando a ampliação, diversificação e complexificação dos conhecimentos das crianças?
Questões
mediadoras
O que são conhecimentos científicos e não científicos?
Rotina x conhecimentos científicos: qual a relação
entre eles?
DANDO INÍCIO AOS
ESTUDOS E DESCOBERTAS….
Como
a criança constrói o conhecimento?
No mês de abril
iniciamos nossas ações nos planejamentos em dupla nos quais refletimos sobre a
temática e registramos nossas concepções sobre construção do conhecimento e
ampliação do trabalho com a linguagem matemática no cotidiano. (ANEXO II)
PLANEJAMENTO EM DUPLA
Como a criança constrói conhecimento?
_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Como podemos ampliar o trabalho com a
linguagem matemática no cotidiano?
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Buscamos no decorrer do mês de maio, responder
a questão mediadora “Como a criança
constrói o conhecimento?” fazendo uso de nossos em nossos planejamentos
semanais nos quais retomamos os pontos principais do texto entregue
anteriormente, paralelamente ao uso da Proposta Crianças e Infâncias em cena:
por uma política de Educação Infantil na Rede Municipal de Goiânia e após
dialogarmos e refletirmos chegamos a conclusão de que a
criança constrói conhecimentos através da interação entre os sujeitos e das
vivências instigadoras que ampliem suas aprendizagens, assim consideramos
que esta questão foi respondida e internalizada claramente por todos os
envolvidos neste plano de formação.
No
decorrer do 1º semestre, a coordenação pedagógica procurou intervir nos
planejamentos semanais visando despertar os olhares e escutas das professoras e
auxiliares sobre as possibilidades de se trabalhar conhecimentos científicos em
diversas ações da rotina, como por exemplo, banho e escovação e nos momentos e
das refeições.
Conforme
registrado a seguir, já foi possível em diversos momentos perceber uma nova
forma de agir e conduzir estas ações cotidianamente. (ANEXO
III)
2º SEMESTRE
Demos continuidade aos nossos estudos no
planejamento mensal de Agosto, e assim conseguimos
ampliar nossas percepções sobre a necessidade de investirmos mais no trabalho
com a linguagem matemática a reconhecendo como uma ciência exata.
Após trabalho
realizado em grupo, concluímos que podemos
ampliar o trabalho com a linguagem matemática planejando ações que vão além do
trabalho com calendário, ou seja, explorando espaço/forma, grandezas e medidas,
tempo, massa e peso números e sistema de numeração através de ações lúdicas e
prazerosas que favoreçam a ampliação dos conhecimentos das crianças.
Para isso, fizemos uso novamente da Proposta Crianças e Infâncias em cena: por uma política de Educação Infantil na Rede Municipal de Goiânia, estudando sobre o que se conhecimentos referentes às Ciências Exatas: o lugar das Noções –Lógico- Matemáticas na Educação Infantil; páginas 103 a 110.
Nos
planejamentos seguintes a esta formação, foi possível visualizar nos
planejamentos semanais um “novo olhar” por parte das educadoras no que se
refere a linguagem matemática, fazendo uso da mesma em diferentes contextos e
intenções.
Rotina x conhecimentos científicos: qual a relação entre eles?
Objetivando
responder esta questão mediadora, nos planejamentos em dupla estudamos a Proposta Crianças e Infâncias em cena: “Da
ação educativa à Ação Pedagógica” referente a rotina, páginas 128 a 132 e refletimos que a rotina é um desafio pois
deve ser diversificada para não cair na repetição e que para fazê-la acontecer
conforme a proposta nos apresenta devemos procurar focar em dois aspectos da
rotina por semana de maneira intencional, constante, pedagógica, diversificada
e desafiadora reconhecendo que tanto o
aspecto físico quanto o intelectual
estão intrinsicamente ligados.
Outra estratégia
utilizada pela coordenação pedagógica para estudarmos sobre “ rotina” foi a
partilha do vídeo “Vida Maria” produzido pelo
animador gráfico Márcio Ramos, que traz como mensagem a vida rotineira
de muitos brasileiros onde seus sonhos são em muitos momentos tolhidos pela
necessidade de uma continuação de aprendizados a serem repassados de geração em
geração ou seja que deve ser feito sempre do mesmo jeito assumindo assim uma
postura “rotineira”. Em seguida realizou-se uma tempestade de ideias acerca da
pergunta: o que sabemos sobre rotina na Educação Infantil? Assim o grupo definiu rotina como as atividades
que são feitas diariamente, aquilo que não é cotidiano, aquelas ações
necessárias que precisam ser feitas, práticas sociais e educativas além de ser
uma forma de organização do tempo e ações que devem ser planejadas e
refletidas.
Após este levantamento prévio, as
coordenadoras propuseram que as servidoras se dividissem em grupos de acordo
com o material teórico retirado do livro “Por amor e por força rotinas na
Educação Infantil” da autora Maria Carmen Silveira Babosa entregue na semana anterior.
Foi lhes dado um tempo para dialogarem sobre a leitura feita e as impressões
individuais sobre o texto,
Deu-se início ao trabalho onde um grupo
iria discutir sobre suas aprendizagens referentes a rotina x cotidiano e o outro iria apresentar
a definição teórica de rotina na Educação Infantil.
O primeiro grupo sintetizou o material
oferecido ressaltando rotina como a
forma que o trabalho pedagógico é
estruturado na instituição e reflete suas concepções de educação, infância e
ensino, enquanto cotidiano contêm rotinas mas não deve se restringir a elas.
O segundo grupo fez uso de dramatizações
para explicar o que estudaram sobre rotina
na Educação Infantil, ressaltando
que esta pode assumir duas funções que
devem ser bem compreendidas pelos professores, ou seja, a rotina rotineira que refere-se a repetição de atividades diárias
sem reflexão, feitas sempre do mesmo jeito, de maneira mecânica, sendo algo
cansativo e sem significado para as crianças
e a rotina reflexiva, na qual as ações são ressignificadas diariamente,
nesta a criança assume o papel de
protagonista e percebe-se a presença da
arte, música, dança, imaginação e esporte em diferentes contextos.
Após a apresentação dos dois grupos as coordenadoras
propuseram aos grupos que tendo ficado evidente sobre o que significa rotina na
Educação Infantil, fizessem uso também dos estudos que tanto professoras quanto
auxiliares realizaram nas semanas anteriores referente a “Proposta Infâncias e crianças em cena: por
uma política de Educação Infantil para a Rede Municipal de Goiânia”, páginas
128 a138 referente a rotina, espaços e ambientes, respondessem a pergunta
mediadora: Rotina x conhecimentos científicos:
qual a relação entre elas?
Após dialogarem o grupo definiu que ambas
estão intrinsicamente ligadas e que devemos exercitar o olhar atento e a escuta
sensível sobre as crianças para elaborarmos ações intencionais nas quais
podemos instigar a exploração do conhecimento científico, sejam elas dentro do
cuidar os nas demais atividades,
ressaltamos
também a importância do professor procurar ir sempre além, fazendo uso de
diversos recursos, favorecendo assim maiores aprendizagens significativas para
as crianças.
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