segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

SISTEMATIZAÇÃO AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2017

CMEI Professora Alzira de Oliveira Alves
Avaliação Institucional 2016

SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇAO REALIZADA AO LONGO DO ANO

RELAÇÕES HUMANAS

CRIANÇA-ADULTO
  • Os adultos demonstram respeito pelas crianças ao acolherem suas ideias, ouvirem e aceitarem suas opiniões na organização do espaço e no planejamento das situações de aprendizagem, expressos por falas, gestos e movimentos corporais etc.; (       )
  • Todas as crianças são respeitadas em sua individualidade, independente de sua postura/atitude;(       )
  • Os adultos levam em consideração os questionamentos, curiosidades e dúvidas das crianças dando-lhes respostas fundamentadas em conhecimentos científicos e não dando-lhes falsas explicações como forma de controle ou distração das crianças; (       )
  • Crianças e adultos se comunicam através de escritas, falas, gestos, olhares, sorrisos, choros etc.; (       )
  • As crianças demonstram respeito pelos adultos, estão atentas às suas falas e propostas de ação; (       )
  • Existem vínculos afetivos entre as crianças e os adultos, percebidos através do contato físico (toques, abraços, mãos dadas); (1    )
  • As crianças demonstram ter confiança nos adultos para os quais se voltam quando precisam de ajuda, quando querem fazer perguntas, quando querem solicitar algo. (       )
  • Os adultos demonstram respeito pelas crianças ao acolherem suas ideias, ouvirem e aceitarem suas opiniões na organização do espaço e no planejamento das situações de aprendizagem, expressos por falas, gestos e movimentos corporais etc.;

ADULTO – ADULTO
  • Os adultos procuram fazer o trabalho em equipe, com o objetivo de garantir o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, assim como seu bem estar; (       )
  • A relação entre os adultos é de respeito e profissionalismo, todos no grupo têm possibilidade de expor suas ideias, tirar dúvidas; (       )
  • Os adultos compreendem sua função na instituição e cumprem suas atribuições satisfatoriamente, garantindo que uns não fiquem mais sobrecarregados do que outros na realização do trabalho;  (       )
  • Os adultos têm uma boa comunicação; informações importantes sobre o trabalho são comunicadas e socializadas no grupo com tranquilidade; (       )
  • Existe um clima de satisfação na instituição, os adultos trabalham com uma expressão de alegria e tranquilidade; (2 GRUPOS )
Os conflitos que surgem no grupo se resolvem com um diálogo aberto e franco. (       )

JUSTIFICATIVA: percebemos que ainda existe dificuldade de uma relação interpessoal no grupo o que gera descontentamentos. / A gente percebe que ainda existe insatisfação com determinadas pessoas e/ou situações.

SUGESTÃO:  intervenção da CRE/ mais palestras para ajudar nas relações e conversas individuais.

AÇÃO EDUCATIVA

ARTICULAÇÃO ENTRE A CULTURA INFANTIL E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E NÃO CIENTÍFICOS:
  • Às crianças é garantido expressar suas ideias e pensamentos através de múltiplas linguagens (desenho, dramatização, linguagem oral, escrita, plástica, visual, movimentos corporais, jogos, brincadeiras etc.) fazendo com que estes se constituam em momentos de produção de cultura infantil; (       )
  • Nos projetos, planejamentos e na rotina há manifestação de múltiplas linguagens; (       )
  • Às crianças são proporcionadas situações em que o faz-de-conta, o imaginário, a fantasia estão presentes;
  • Os profissionais da educação estão sempre atentos aos conhecimentos expressos pelas crianças, suas ideias, pensamentos, hipóteses, questionamentos, produções e fazem importantes mediações, baseadas nos conhecimentos científicos que possuem e que possibilitam às crianças ampliar os seus conhecimentos;
  • São trabalhados com as crianças inúmeros conhecimentos, que partem de seus interesses e curiosidades; Os profissionais da educação propiciam às crianças conhecer e vivenciar diversas experiências com a cultura na instituição e em diversos espaços da cidade (roda de capoeira, teatro, cinema, música, dança, contação de histórias etc.); (       )
  • O brinquedo e a brincadeira fazem parte do cotidiano da instituição, por compreenderem que através deles a criança conhece, significa, reproduz e transforma o mundo;  (  1 VEZ     )
  • Os adultos instigam a curiosidade das crianças e as incentivam a querer conhecer o mundo ao lhes proporcionar situações surpreendentes e desafiadoras; (   3 VEZES    )
  • Os adultos estão sempre elaborando perguntas e questionamentos sobre as situações de aprendizagem vivenciadas pelas crianças, o que as fazem pensar, lembrar, elaborar hipóteses, propor soluções que levam à produção de conhecimentos e ao desenvolvimento das funções psicológicas superiores.

AÇÃO PEDAGÓGICA INTENCIONAL/ PLANEJAMENTO SEMANAL E COLETIVO:
  • A instituição realiza os planejamentos semanais e mensais;  (       )
  • A coordenação pedagógica oportuniza ao coletivo sugerir/definir temáticas relevantes, atuais para o trabalho;
  • A coordenação pedagógica organiza, define, orienta, apoia e acompanha planos diários e o planejamento, que é acordado e do conhecimento de todos;
  • Nos momentos de planejamento a equipe pedagógica tem a oportunidade de discutir e repensar as ações realizadas com as crianças; (       )
  • Os planos diários são registrados em formulário/formato próprio, elaborado e definido pela coordenação em acordo com a equipe pedagógica da instituição, inclusive contemplando as reflexões do trabalho realizado; Os planos diários são elaborados com antecedência, tornando possível à coordenação apreciá-los, discuti-los com os profissionais e fazer proposições antes que sejam colocados em prática;  (1 GRUPO/ COORDENAÇÃO )
  • O planejamento é realizado conforme cronograma previsto, colaborando para uma ação pedagógica intencional; (       )
  • O que é proposto nos planejamentos e planos diários, se efetiva na prática e pode ser percebido na organização dos espaços, nas situações de aprendizagem vivenciadas pelas crianças, nas falas de crianças e adultos; ( 1 GRUPO      )
  • Os educadores possuem clareza dos objetivos propostos nos projetos e planejamentos, pois esses evidenciam o porquê, para quê, para quem, o como e onde devem acontecer; (   1VEZ    )
  • Há consonância entre a proposta político pedagógica, os projetos, planejamento, planos diários e as situações de aprendizagem desenvolvidas no dia-a-dia; (       )
  • A intencionalidade pedagógica fica evidente quando os planos diários abrangem todas as ações da instituição (cuidar, educar e brincar) fazendo com que elas aconteçam de forma equilibrada durante a rotina do dia, da semana, do mês; ( 1 VEZ      )
  • A elaboração de um novo planejamento leva em consideração uma reflexão sobre os planejamentos anteriores, sua efetividade/dificuldades, os interesse e as necessidades das crianças, da instituição, do grupo de profissionais e comunidade.  (2 GRUPOS / COORDENAÇÃO )
  • Os planejamentos são embasados em estudos e reflexões e têm como perspectivas ressignificar e transformar a ação educativa e a própria realidade e não apenas com o objetivo de ocupar o tempo das crianças na instituição.  (       )

JUSTIFICATIVA: Nem sempre a organização dos espaços é percebida de acordo com o planejamento/ nem todos os planos diários são entregues com antecedência para coordenação. / não está claro em todos os planejamentos a reflexão sobre os planejamentos anteriores, tendo em vista, que algumas educadoras ainda não fazem o registro reflexivo diário.

 SUGESTÃO: todos educadores tomarem consciência da importância da documentação pedagógica e fazer uso dos 20 minutos para escrita do registro reflexivo diário.


PROCESSO REFLEXIVO SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO E SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS:
  • A instituição promove formações que possibilitam aos educadores rever o seu trabalho e propor novos encaminhamentos; (       )
  • O grupo se mostra aberto para críticas e sugestões referente ao seu trabalho; ( 2 GRUPOS )
  • A instituição proporciona momentos de discussão entre os educadores sobre o processo de aprendizagem e desenvolvimento das crianças; (       )
  • Os educadores têm o hábito de registrar diariamente situações ou fatos do seu trabalho e do desenvolvimento e aprendizagem das crianças para análise de sua prática educativa e elaboração dos relatórios avaliativos. ( 2 GRUPOS / COORDENAÇÃO      )
  • Os educadores têm o hábito de analisar todos os dias as ações planejadas, verificando e registrando as adequações que se fizerem necessárias durante o desenvolvimento das atividades propostas. ( 2 GRUPOS / COORDENAÇÃO      )

JUSTIFICATIVAS: porque nem sempre as críticas são recebidas como forma de crescimento, mas sim como um olhar pessoal./
- nem todas professoras fazem registro diários/ nem das auxiliares fazem registro nos caderno próprios.
SUGESTÃO: todos educadores tomarem consciência da importância da documentação pedagógica e fazer uso dos 20 minutos para escrita do registro reflexivo diário.

ORGANIZAÇAO DO ESPAÇO E TEMPO

ESTRUTURAÇÃO DO ESPAÇO:
  • Há adequação entre o espaço da instituição que está sendo utilizado e a proposta de atividade desenvolvida com as crianças; (       )
  • Os espaços são organizados de forma a tornarem-se funcionais para crianças e adultos; (       )
  • Os espaços são reestruturados de forma diversificada e desafiadora, motivando experiências novas e enriquecedoras.  (       )
  • Os locais utilizados por crianças e adultos proporcionam sensações e experiências diversificadas;
  • Espaços alternativos e que transcendem os limites da instituição, são também utilizados pelas crianças e adultos (praça, pátio, refeitório, chácaras, parques); (       )
  • Todos os espaços da instituição são utilizados pelas crianças de forma intencional e livre, permitindo a elas conhecê-los e explorá-los. (       )
  • A utilização de diferentes espaços é planejada como forma de dinamizar, criar movimento no cotidiano da instituição e promover aprendizagens. (       )

DELIMITAÇÕES:
  • A instituição possui delimitações fixas e móveis, pensadas e organizadas pela equipe pedagógica, de forma a criar um ambiente confortável e seguro, que favoreça as trocas e atenda às necessidades do grupo de crianças; (       )
  • Os arranjos espaciais móveis são modificados sempre que necessário para atender ao planejamento e situações de aprendizagens proporcionadas às crianças; (       )
  • Armários, colchonetes, mesas, pneus, biombos, tapetes, caixas, berços, outros objetos e mobiliários são utilizados pela instituição de forma planejada e intencional, para facilitar a circulação e criar delimitações que visam oferecer privacidade, autonomia, orientação nas ações das crianças (áreas temáticas) e promover suas aprendizagens; (       )
  • Água, copos, calendários, nomes, cabideiros, livros, brinquedos, exposição de trabalhos, estão organizados de forma a permitir o acesso e a manipulação dos mesmos pelas crianças; (       )
  • Os arranjos espaciais são organizados de forma que a passagem de uma atividade para outra aconteça de forma tranquila, já que as crianças podem ir de uma ação dirigida para uma de livre escolha, de forma que os momentos em que as crianças precisam de atenção individual não se configurem como tempo de espera para as outras crianças. ( 1 GRUPO     )

JUSTIFICATIVA: nem todos os agrupamentos organizaram os Os arranjos espacias de acordo com o projeto de trabalho e/ou atividade desenvolvida.


TRANSFORMAÇÃO E POLIVALÊNCIA:
  • Um mesmo local da instituição é utilizado de diversas formas e com diferentes objetivos, sempre que o grupo de crianças necessita; (       )
  • Os espaços da instituição são flexíveis e utilizados para diferentes finalidades, propiciando a efetivação de uma rotina diversificada, quebrando a rigidez e monotonia do espaço; (       )

AUTONOMIA:
  • Todos os objetos pessoais e coletivos estão ao alcance das crianças; (       )
  • As portas permanecem abertas permitindo a circulação das crianças pela instituição; (       )
  • As crianças têm possibilidade de escolha em diferentes momentos da rotina, incluindo o trabalho com conhecimentos científicos e com pesquisa; (       )
  • A organização dos objetos e mobiliários permite que as crianças tenham controle sobre eles, sem necessitar constantemente, da ajuda dos adultos para beber água, pegar um brinquedo, ir ao banheiro, manusear seus objetos pessoais, servir sua própria refeição, comer, tomar banho, se arrumar, brincar etc.; (       )
  • As crianças são incentivadas a fazer escolhas, superar desafios, resolver conflitos nas diferentes situações de aprendizagens que fazem parte da rotina.  (       )


ESTÉTICA:
  • As crianças participam da organização e ornamentação dos espaços tendo suas produções valorizadas;
  • A instituição expõe fotos, imagens, obras de arte (gravuras, esculturas etc.) nos agrupamentos;  (2 GRUPOS)
  • A instituição se preocupa com cores, iluminação e ventilação (cortinas, móbiles, arranjos aéreos); (       )
  • A decoração está ao alcance do campo visual da criança; (       )
  • Não há excesso de desenhos/gravuras estereotipadas (compradas prontas, comerciais, sem significado para o grupo); (       )
  • Os espaços são organizados, de forma que a criança tenha clareza sobre onde fica cada objeto (livros, papéis, lápis, tintas, brinquedos, mochilas etc.); (       )
  • Há equilíbrio na ornamentação/decoração, que abrange chão, paredes e teto, sem exageros de cores e formas; (       )
  • As áreas externas são limpas, bem cuidadas, com plantas e elementos lúdicos coloridos (pinturas no chão ou nas paredes, brinquedos, flores, árvores frutíferas, horta, grama); (       )
  • As paredes são limpas e bem conservadas; (       )
  • O ambiente é acolhedor e tem características do grupo de crianças ao qual pertence e da proposta de trabalho que está em andamento; (       )
  • O espaço é atrativo; (       )
Periodicamente, a decoração do ambiente é renovada, acompanhando os projetos e mantendo a vivacidade do espaço, garantindo também que não fiquem materiais desgastados, estragados ou sujos em exposição.



DIVERSIDADE E PLURALIDADE:
  • A criança tem acesso à diferentes materiais (giz de cera, telha, carvão, terra, água, jornais, revistas, tintas, papéis, argila, areia, gesso);
  • À criança é oportunizado realizar atividades com faixas etárias diferentes e posturas variadas (de pé, sentadas em cadeiras, na grama, no chão, em tapetes, ajoelhadas, deitadas, em grandes ou pequenos grupos, independente da faixa etária, em roda, dispersas, se movimentando, paradas/concentradas etc.).

ROTINA:
  • A rotina da instituição é conhecida pelas crianças e essas podem opinar sobre ela e definir alguns desses momentos; (       )
  • A rotina da instituição é conhecida pelas crianças e essas podem opinar sobre ela e definir alguns desses momentos; (       )
  • A rotina da instituição é clara e de conhecimento de todo coletivo e comunidade, ficando fixada em cada agrupamento; (       )
  • A rotina é flexível, sendo alterada para atender ás necessidades das crianças, para concretizar programações como passeios, apresentações culturais, momentos especiais e inovadores (elemento surpresa) etc.; (       )
  • Existe equilíbrio na rotina com relação à utilização dos espaços; as crianças não permanecem por longos períodos fechadas nos agrupamentos; (       )
  • A passagem de uma atividade para outra acontece de forma processual, com tranquilidade e leva em consideração a motivação das crianças, sem interrupções abruptas que visam cumprir rigidamente horários pré-estabelecidos; (       )
  • As crianças não vivenciam “tempo de espera” para realizar alguma atividade como na entrada, esperar até que se inicie o café da manhã, na saída até que os pais busquem, no banho até que os colegas tomem o seu, etc.; (       )
  • O banho acontece quando este tem por objetivo manter a higiene e a saúde das crianças, o seu bem estar, o conhecimento do próprio corpo e a troca afetiva e não para o cumprimento de uma organização inflexível da rotina.  (       )
  • A instituição esclarece e orienta os pais quanto ao seu funcionamento e quanto à organização da rotina, inclusive sobre questões polêmicas como é o caso do banho; (       )
  • Os horários das refeições atendem às necessidades das crianças e não dos adultos, acontecendo nem muito cedo, nem muito próximas umas das outras;  (       )
  • Durante as refeições, os alimentos são servidos em mesas limpas, colocados em vasilhames apropriados para cada uma das crianças e os profissionais da educação estão à disposição delas, apoiando e orientando, quanto à manutenção da limpeza do espaço, o local correto para colocar restos de alimentos, a maneira correta de se servir, de comer, a importância dos alimentos etc
  • O horário do repouso é planejado para acontecer de forma agradável para as crianças que querem descansar (com diminuição da luz, do ruído, colocação de som ambiente, contação de uma história, higiene do ambiente etc.) e com alternativas de atividades para as crianças que não querem dormir ou acordam primeiro;(   1 GRUPO    )
  • Há equilíbrio no tempo dispensado para atividades como refeições, banho, escovação, descanso e as atividades como brincadeiras, contação de histórias, rodas de conversa, banho de sol, trabalho com as múltiplas linguagens, com conhecimentos científicos e não-científicos etc.; (       )

JUSTIFICATIVA PARA O AMARELO: Não acontece como deveria porque a Instituição não possibilita essa ação.


JUSTIFICATIVA PARA O VERDE: As crianças normalmente dormem. Se tivermos atividades diferenciadas para quem demora a dormir ou acorda mais cedo, muitas crianças ficarão resistentes no momento do repouso. 

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