Avaliação Institucional 2016
SISTEMATIZAÇÃO DA AVALIAÇAO REALIZADA AO LONGO DO ANO
RELAÇÕES HUMANAS
CRIANÇA-ADULTO
- Os adultos demonstram respeito pelas
crianças ao acolherem suas ideias, ouvirem e aceitarem suas opiniões na
organização do espaço e no planejamento das situações de aprendizagem,
expressos por falas, gestos e movimentos corporais etc.; ( )
- Todas as crianças são respeitadas em sua
individualidade, independente de sua postura/atitude;( )
- Os adultos levam em consideração os questionamentos,
curiosidades e dúvidas das crianças dando-lhes respostas fundamentadas em
conhecimentos científicos e não dando-lhes falsas explicações como forma
de controle ou distração das crianças; ( )
- Crianças e adultos se comunicam através de escritas,
falas, gestos, olhares, sorrisos, choros etc.; ( )
- As crianças demonstram respeito pelos adultos, estão
atentas às suas falas e propostas de ação; ( )
- Existem vínculos afetivos entre as crianças e os
adultos, percebidos através do contato físico (toques, abraços, mãos
dadas); (1 )
- As crianças demonstram ter confiança nos adultos para
os quais se voltam quando precisam de ajuda, quando querem fazer
perguntas, quando querem solicitar algo. ( )
- Os adultos demonstram respeito pelas
crianças ao acolherem suas ideias, ouvirem e aceitarem suas opiniões na
organização do espaço e no planejamento das situações de aprendizagem,
expressos por falas, gestos e movimentos corporais etc.;
ADULTO – ADULTO
- Os
adultos procuram fazer o trabalho em equipe, com o objetivo de garantir o
processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança, assim como seu bem
estar; ( )
- A relação entre os adultos é de
respeito e profissionalismo, todos no grupo têm possibilidade de expor
suas ideias, tirar dúvidas; (
)
- Os adultos compreendem sua função na
instituição e cumprem suas atribuições satisfatoriamente, garantindo que
uns não fiquem mais sobrecarregados do que outros na realização do
trabalho; ( )
- Os adultos têm uma boa comunicação;
informações importantes sobre o trabalho são comunicadas e socializadas no
grupo com tranquilidade; ( )
- Existe um clima de satisfação na
instituição, os adultos trabalham com uma expressão de alegria e
tranquilidade; (2 GRUPOS )
Os
conflitos que surgem no grupo se resolvem com um diálogo aberto e franco.
( )
JUSTIFICATIVA:
percebemos que ainda existe dificuldade de uma relação interpessoal no grupo o
que gera descontentamentos. / A gente percebe que ainda existe insatisfação com
determinadas pessoas e/ou situações.
SUGESTÃO: intervenção da CRE/ mais palestras para
ajudar nas relações e conversas individuais.
AÇÃO EDUCATIVA
ARTICULAÇÃO ENTRE A
CULTURA INFANTIL E OS CONHECIMENTOS CIENTÍFICOS E NÃO CIENTÍFICOS:
- Às
crianças é garantido expressar suas ideias e pensamentos através de
múltiplas linguagens (desenho, dramatização, linguagem oral, escrita,
plástica, visual, movimentos corporais, jogos, brincadeiras etc.) fazendo
com que estes se constituam em momentos de produção de cultura infantil;
( )
- Nos projetos, planejamentos e na
rotina há manifestação de múltiplas linguagens; ( )
- Às crianças são proporcionadas
situações em que o faz-de-conta, o imaginário, a fantasia estão presentes;
- Os profissionais da educação estão
sempre atentos aos conhecimentos expressos pelas crianças, suas ideias,
pensamentos, hipóteses, questionamentos, produções e fazem importantes
mediações, baseadas nos conhecimentos científicos que possuem e que
possibilitam às crianças ampliar os seus conhecimentos;
- São trabalhados com as crianças
inúmeros conhecimentos, que partem de seus interesses e curiosidades; Os
profissionais da educação propiciam às crianças conhecer e vivenciar
diversas experiências com a cultura na instituição e em diversos espaços
da cidade (roda de capoeira, teatro, cinema, música, dança, contação de
histórias etc.); ( )
- O brinquedo e a brincadeira fazem
parte do cotidiano da instituição, por compreenderem que através deles a
criança conhece, significa, reproduz e transforma o mundo; (
1 VEZ )
- Os adultos instigam a curiosidade
das crianças e as incentivam a querer conhecer o mundo ao lhes
proporcionar situações surpreendentes e desafiadoras; ( 3 VEZES )
- Os adultos estão sempre elaborando
perguntas e questionamentos sobre as situações de aprendizagem vivenciadas
pelas crianças, o que as fazem pensar, lembrar, elaborar hipóteses, propor
soluções que levam à produção de conhecimentos e ao desenvolvimento das
funções psicológicas superiores.
AÇÃO PEDAGÓGICA
INTENCIONAL/ PLANEJAMENTO SEMANAL E COLETIVO:
- A
instituição realiza os planejamentos semanais e mensais; (
)
- A coordenação pedagógica oportuniza ao
coletivo sugerir/definir temáticas relevantes, atuais para o trabalho;
- A coordenação pedagógica organiza,
define, orienta, apoia e acompanha planos diários e o planejamento, que é
acordado e do conhecimento de todos;
- Nos momentos de planejamento a equipe
pedagógica tem a oportunidade de discutir e repensar as ações realizadas
com as crianças; ( )
- Os planos diários são registrados em
formulário/formato próprio, elaborado e definido pela coordenação em
acordo com a equipe pedagógica da instituição, inclusive contemplando as
reflexões do trabalho realizado; Os
planos diários são elaborados com antecedência, tornando possível à
coordenação apreciá-los, discuti-los com os profissionais e fazer
proposições antes que sejam colocados em prática; (1 GRUPO/ COORDENAÇÃO )
- O planejamento é realizado conforme
cronograma previsto, colaborando para uma ação pedagógica intencional;
( )
- O que é proposto nos planejamentos
e planos diários, se efetiva na prática e pode ser percebido na
organização dos espaços, nas situações de aprendizagem vivenciadas pelas
crianças, nas falas de crianças e adultos; ( 1 GRUPO )
- Os educadores possuem clareza dos
objetivos propostos nos projetos e planejamentos, pois esses evidenciam o
porquê, para quê, para quem, o como e onde devem acontecer; ( 1VEZ
)
- Há consonância entre a proposta
político pedagógica, os projetos, planejamento, planos diários e as
situações de aprendizagem desenvolvidas no dia-a-dia; ( )
- A intencionalidade pedagógica fica
evidente quando os planos diários abrangem todas as ações da instituição
(cuidar, educar e brincar) fazendo com que elas aconteçam de forma
equilibrada durante a rotina do dia, da semana, do mês; ( 1 VEZ )
- A elaboração de um novo planejamento
leva em consideração uma reflexão sobre os planejamentos anteriores, sua
efetividade/dificuldades, os interesse e as necessidades das crianças, da
instituição, do grupo de profissionais e comunidade. (2 GRUPOS / COORDENAÇÃO )
- Os planejamentos são embasados em
estudos e reflexões e têm como perspectivas ressignificar e transformar a
ação educativa e a própria realidade e não apenas com o objetivo de ocupar
o tempo das crianças na instituição.
( )
JUSTIFICATIVA: Nem sempre a organização dos espaços é
percebida de acordo com o planejamento/ nem todos os planos diários são
entregues com antecedência para coordenação. / não está claro em todos os
planejamentos a reflexão sobre os planejamentos anteriores, tendo em vista, que
algumas educadoras ainda não fazem o registro reflexivo diário.
SUGESTÃO: todos
educadores tomarem consciência da importância da documentação pedagógica e
fazer uso dos 20 minutos para escrita do registro reflexivo diário.
PROCESSO REFLEXIVO
SOBRE O PRÓPRIO TRABALHO E SOBRE O DESENVOLVIMENTO E APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS:
- A
instituição promove formações que possibilitam aos educadores rever o seu
trabalho e propor novos encaminhamentos; ( )
- O grupo se mostra aberto para
críticas e sugestões referente ao seu trabalho; ( 2 GRUPOS )
- A instituição proporciona momentos de
discussão entre os educadores sobre o processo de aprendizagem e
desenvolvimento das crianças; (
)
- Os educadores têm o hábito de
registrar diariamente situações ou fatos do seu trabalho e do
desenvolvimento e aprendizagem das crianças para análise de sua prática
educativa e elaboração dos relatórios avaliativos. ( 2 GRUPOS /
COORDENAÇÃO )
- Os educadores têm o hábito de analisar
todos os dias as ações planejadas, verificando e registrando as adequações
que se fizerem necessárias durante o desenvolvimento das atividades
propostas. ( 2 GRUPOS / COORDENAÇÃO
)
JUSTIFICATIVAS:
porque nem sempre as críticas são recebidas como forma de crescimento, mas sim
como um olhar pessoal./
- nem todas
professoras fazem registro diários/ nem das auxiliares fazem registro nos
caderno próprios.
SUGESTÃO: todos educadores tomarem consciência da
importância da documentação pedagógica e fazer uso dos 20 minutos para escrita
do registro reflexivo diário.
ORGANIZAÇAO DO ESPAÇO
E TEMPO
ESTRUTURAÇÃO DO
ESPAÇO:
- Há adequação entre o espaço da
instituição que está sendo utilizado e a proposta de atividade
desenvolvida com as crianças; (
)
- Os espaços são organizados de forma a tornarem-se
funcionais para crianças e adultos; (
)
- Os espaços são reestruturados de forma diversificada e
desafiadora, motivando experiências novas e enriquecedoras. (
)
- Os locais utilizados por crianças e adultos
proporcionam sensações e experiências diversificadas;
- Espaços alternativos e que transcendem os limites da
instituição, são também utilizados pelas crianças e adultos (praça, pátio,
refeitório, chácaras, parques); (
)
- Todos os espaços da instituição são utilizados pelas
crianças de forma intencional e livre, permitindo a elas conhecê-los e
explorá-los. ( )
- A utilização de diferentes espaços é planejada como
forma de dinamizar, criar movimento no cotidiano da instituição e promover
aprendizagens. ( )
DELIMITAÇÕES:
- A
instituição possui delimitações fixas e móveis, pensadas e organizadas
pela equipe pedagógica, de forma a criar um ambiente confortável e seguro,
que favoreça as trocas e atenda às necessidades do grupo de crianças; ( )
- Os arranjos espaciais móveis são
modificados sempre que necessário para atender ao planejamento e situações
de aprendizagens proporcionadas às crianças; ( )
- Armários, colchonetes, mesas, pneus,
biombos, tapetes, caixas, berços, outros objetos e mobiliários são
utilizados pela instituição de forma planejada e intencional, para
facilitar a circulação e criar delimitações que visam oferecer
privacidade, autonomia, orientação nas ações das crianças (áreas
temáticas) e promover suas aprendizagens; ( )
- Água, copos, calendários, nomes,
cabideiros, livros, brinquedos, exposição de trabalhos, estão organizados
de forma a permitir o acesso e a manipulação dos mesmos pelas crianças;
( )
- Os arranjos espaciais são organizados
de forma que a passagem de uma atividade para outra aconteça de forma
tranquila, já que as crianças podem ir de uma ação dirigida para uma de
livre escolha, de forma que os momentos em que as crianças precisam de
atenção individual não se configurem como tempo de espera para as outras
crianças. ( 1 GRUPO )
JUSTIFICATIVA: nem todos os agrupamentos organizaram os
Os arranjos espacias de acordo com o projeto de trabalho e/ou atividade
desenvolvida.
TRANSFORMAÇÃO E
POLIVALÊNCIA:
- Um mesmo local da instituição é
utilizado de diversas formas e com diferentes objetivos, sempre que o
grupo de crianças necessita; (
)
- Os espaços da instituição são flexíveis e utilizados
para diferentes finalidades, propiciando a efetivação de uma rotina
diversificada, quebrando a rigidez e monotonia do espaço; ( )
AUTONOMIA:
- Todos
os objetos pessoais e coletivos estão ao alcance das crianças; ( )
- As portas permanecem abertas
permitindo a circulação das crianças pela instituição; ( )
- As crianças têm possibilidade de
escolha em diferentes momentos da rotina, incluindo o trabalho com
conhecimentos científicos e com pesquisa; ( )
- A organização dos objetos e
mobiliários permite que as crianças tenham controle sobre eles, sem
necessitar constantemente, da ajuda dos adultos para beber água, pegar um
brinquedo, ir ao banheiro, manusear seus objetos pessoais, servir sua própria
refeição, comer, tomar banho, se arrumar, brincar etc.; ( )
- As crianças são incentivadas a fazer
escolhas, superar desafios, resolver conflitos nas diferentes situações de
aprendizagens que fazem parte da rotina.
( )
ESTÉTICA:
- As
crianças participam da organização e ornamentação dos espaços tendo suas
produções valorizadas;
- A instituição expõe fotos, imagens,
obras de arte (gravuras, esculturas etc.) nos agrupamentos; (2 GRUPOS)
- A instituição se preocupa com cores,
iluminação e ventilação (cortinas, móbiles, arranjos aéreos); ( )
- A decoração está ao alcance do campo
visual da criança; ( )
- Não há excesso de desenhos/gravuras
estereotipadas (compradas prontas, comerciais, sem significado para o
grupo); ( )
- Os espaços são organizados, de forma
que a criança tenha clareza sobre onde fica cada objeto (livros, papéis,
lápis, tintas, brinquedos, mochilas etc.); ( )
- Há equilíbrio na
ornamentação/decoração, que abrange chão, paredes e teto, sem exageros de
cores e formas; ( )
- As áreas externas são limpas, bem
cuidadas, com plantas e elementos lúdicos coloridos (pinturas no chão ou
nas paredes, brinquedos, flores, árvores frutíferas, horta, grama); ( )
- As paredes são limpas e bem
conservadas; ( )
- O ambiente é acolhedor e tem
características do grupo de crianças ao qual pertence e da proposta de
trabalho que está em andamento; (
)
- O espaço é atrativo; ( )
Periodicamente, a decoração do ambiente é renovada,
acompanhando os projetos e mantendo a vivacidade do espaço, garantindo também
que não fiquem materiais desgastados, estragados ou sujos em exposição.
DIVERSIDADE
E PLURALIDADE:
- A
criança tem acesso à diferentes materiais (giz de cera, telha, carvão,
terra, água, jornais, revistas, tintas, papéis, argila, areia, gesso);
- À
criança é oportunizado realizar atividades com faixas etárias diferentes e
posturas variadas (de pé, sentadas em cadeiras, na grama, no chão, em
tapetes, ajoelhadas, deitadas, em grandes ou pequenos grupos, independente
da faixa etária, em roda, dispersas, se movimentando, paradas/concentradas
etc.).
ROTINA:
- A rotina da instituição é conhecida
pelas crianças e essas podem opinar sobre ela e definir alguns desses
momentos; ( )
- A rotina da instituição é conhecida
pelas crianças e essas podem opinar sobre ela e definir alguns desses
momentos; ( )
- A rotina da instituição é clara e de
conhecimento de todo coletivo e comunidade, ficando fixada em cada
agrupamento; ( )
- A rotina é flexível, sendo alterada
para atender ás necessidades das crianças, para concretizar programações
como passeios, apresentações culturais, momentos especiais e inovadores
(elemento surpresa) etc.; ( )
- Existe equilíbrio na rotina com
relação à utilização dos espaços; as crianças não permanecem por longos
períodos fechadas nos agrupamentos; (
)
- A passagem de uma
atividade para outra acontece de forma processual, com tranquilidade e
leva em consideração a motivação das crianças, sem interrupções abruptas
que visam cumprir rigidamente horários pré-estabelecidos; ( )
- As crianças não vivenciam “tempo de
espera” para realizar alguma atividade como na entrada, esperar até que se
inicie o café da manhã, na saída até que os pais busquem, no banho até que
os colegas tomem o seu, etc.; (
)
- O banho acontece quando
este tem por objetivo manter a higiene e a saúde das crianças, o seu bem
estar, o conhecimento do próprio corpo e a troca afetiva e não para o
cumprimento de uma organização inflexível da rotina.
( )
- A instituição esclarece e orienta os
pais quanto ao seu funcionamento e quanto à organização da rotina,
inclusive sobre questões polêmicas como é o caso do banho; ( )
- Os horários das refeições atendem às
necessidades das crianças e não dos adultos, acontecendo nem muito cedo,
nem muito próximas umas das outras;
(
)
- Durante as refeições, os alimentos são
servidos em mesas limpas, colocados em vasilhames apropriados para cada
uma das crianças e os profissionais da educação
estão à disposição delas, apoiando e orientando, quanto à manutenção da limpeza do espaço, o
local correto para colocar restos de alimentos, a maneira correta de se
servir, de comer, a importância dos alimentos etc
- O horário do repouso é planejado para acontecer de
forma agradável para as crianças que querem descansar (com diminuição da
luz, do ruído, colocação de som ambiente, contação de uma história,
higiene do ambiente etc.) e com alternativas de atividades para as
crianças que não querem dormir ou acordam primeiro;( 1 GRUPO )
- Há equilíbrio no tempo dispensado para atividades como refeições,
banho, escovação, descanso e as atividades como brincadeiras, contação de
histórias, rodas de conversa, banho de sol, trabalho com as múltiplas
linguagens, com conhecimentos científicos e não-científicos etc.; ( )
JUSTIFICATIVA PARA O
AMARELO: Não acontece como deveria porque a Instituição não possibilita essa
ação.
JUSTIFICATIVA PARA O
VERDE: As crianças normalmente dormem. Se tivermos atividades diferenciadas
para quem demora a dormir ou acorda mais cedo, muitas crianças ficarão
resistentes no momento do repouso.
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